Páginas


AO TRATAR DA DIVERSIDADE HUMANA NA ESCOLA É NECESSÁRIO QUE TODOS SEJAM RECONHECIDOS COMO IGUAIS EM DIGNIDADE E EM DIREITO.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Relações de Gênero na Escola


As questões de gênero focalizam as diferenças que são construidas culturalmente entre os sexos e explicitam como se edificam as relações sociais entre homens e mulheres.

Nas relações escolares podemos observar facetas obscurecidas quanto as relações de gênero e verificar uma possível tensão entre igualdade e diferença, que é mostrada na socialização entre meninos e meninas.

Há um olhar estereotipado sobre os papeis socialmente aceitos e recomendados para meninos e meninas. Essa visão é marcada por atitudes e ações que acabam, várias vezes, reforçando os estereótipos sexistas que estão arraigados na sociedade de forma geral.

As relações pedagógicas que são construidas na escola estão carregadas de simbolizações e as crianças aprendem normas, conteúdos, valores e significados que lhes permitem interagir e conduzir-se de acordo com o gênero. Por isso, é preciso refletir sobre as questões de gênero para que a escola não reproduza ações discriminatórias e/ou preconceituosas, além de ter um olhar crítico sobre os livros, músicas, materiais e programas utilizados com os alunos.